16 de novembro de 2015

Tema das Cotas Raciais é assunto de debate no Instituto Dom Pedro I

Cotas RaciaisAs cotas raciais são as reservas de vagas em instituições públicas ou privadas para grupos específicos classificados por “raça” ou etnia, na maioria das vezes, negros e indígenas.

Surgidas na índia na década de 1930, as cotas raciais são consideradas, pelo conceito original, uma forma de ação afirmativa, algo para reverter o racismo histórico contra determinadas classes étnico/raciais.

Apesar de muitos considerarem as cotas como um sistema de inclusão social, existem controvérsias quanto às suas consequências e constitucionalidade em muitos países.

A validade de tais reservas para estudantes negros no Brasil foi votada pelo supremo tribunal federal em 2012 e o STF decidiu, por unanimidade, que as cotas são constitucionais.

O assunto é polêmico e não promete deixar de ser, mas afinal: Quais são os principais argumentos a favor e contra o sistema de cotas raciais? Os que os críticos e defensores têm a dizer sobre as cotas?

O Instituto Dom Pedro I promoverá um debate sobre o tema hoje 16 de novembro, às 19h, o qual é voltado para os alunos do 9º ano até o 3º ano do ensino médio, pais e visitantes.

Os debatedores convidados para discutir o assunto são Rimário Clismério, David Helry Gonçalo, Radamés Barros. Venha participar e engrandecer essa discussão tão importante!

Nenhum comentário:

Postar um comentário