17 de março de 2014

ORGANIZE SEUS ESTUDOS EM CASA

O ano letivo está ainda no começo, mas isso não é desculpa para adiar os estudos. Neste mês em nossa escola começam os testes avaliativos da unidade. Por isso mesmo é importante organizar uma rotina de estudos em casa para dar conta dos conteúdos de todas as disciplinas. Estranho? Não mesmo, organizar uma rotina e procurar cumprir com ela nos horários que está em casa ajuda o aluno a não acumular coisas para estudar e se dar bem nas provas.
Para os alunos do Ensino Médio, que farão ENEM e vestibulares esse ano, o cuidado deve ser ainda maior. E muitas escolhas precisam ser feitas durante esse ano. A festa ou ficar em casa com os livros? Os esportes ou a revisão de um conteúdo difícil?
Mas calma, não precisa se isolar de tudo e de todos para cumprir os objetivos de estudo, é justamente por isso que organizar uma rotina vai deixar você de cabeça fria quando estiver tomando sorvete com os amigos, sem se sentir culpado pelos estudos.

Nós separamos algumas dicas coletadas no site GUIA DO ESTUDANTE para vocês. O link da matéria original está no final dessa postagem. Qualquer dúvida converse com os professores da escola. 


9 dicas:
1) Aula dada é aula estudada Se você faz cursinho de manhã, a dica é estudar sempre a aula que teve no dia. "Após as aulas, é necessário que o estudante estude as matérias que teve. Não deixe nenhuma matéria para depois",.

Estude até o começo da noite Para quem vai no cursinho pela manhã, o melhor é começar a estudar às 15h e manter os estudos até às 19h. Depois disso, tire uma hora, de preferência antes da janta, para ler jornais e revistas.

Estude de segunda a sábado O estudante que consegue manter uma rotina de estudos de segunda a sexta, deve aproveitar o sábado para revisar o conteúdo visto durante a semana. O domingo deve ser de descanso. Já para aqueles que trabalham e fazem cursinho a noite, ou vão à escola pela manhã e ao cursinho à tarde, deve aproveitar o final de semana para estudar a matéria que teve durante a semana no curso pré-vestibular.

Não deixe de fazer redações Tente escrever uma redação por semana. "Se o estudante não está na escola ou cursinho, peça para um amigo ou familiar ler o texto, para apontar possíveis erros e acertos", comenta Alberto do Nascimento.

Resolva provas de vestibulares antigos A partir do segundo semestre, o estudante pode, uma vez por semana, resolver, destinar até duas horas por dia para fazer questões de vestibulares passados.

Revise o conteúdo perto dos vestibulares De acordo com o coordenador Alberto, a revisão para o vestibular deve ser feita de 3 a 4 semanas antes das primeiras fases das provas. A revisão para a segunda etapa deve ser feita assim que o candidato souber do resultado da primeira etapa do processo seletivo que está participando.

Simulados o dia da prova O ideal é que o vestibulando faça um simulado por mês. "Além de medir o seu conhecimento e saber as principais dúvidas, com o simulado o estudante também treina a situação de prova", explica Alberto. Mesmo para quem estuda em casa, dá para simular. Baixe provas antigas e tente representar um dia de prova em casa.

O ato de estudar é solitário O estudante precisa de um lugar calmo para estudar, sem interferências externas. Muitas vezes ficar em casa pode atrapalhar, por isso é recomendável que o estudante fique na escola, no cursinho ou em alguma biblioteca pública, para garantir a concentração.

Mantenha uma atividade física regular É importante que o vestibulando separe uma hora do seu dia, de duas a três vezes por semana, para exercícios físicos. "Aconselho que o estudante mantenha a cabeça voltada 100% para os estudos. Deixe de fazer algumas atividades extras, como ballet ou música. Só mantenha, regularmente, uma atividade física", comenta o coordenador.

E então gostou das dicas? Participe de nossa enquete no Facebook sobre os horários de estudo e compartilhe com nossos leitores um comentário sobre como você organiza seus estudos.
Um abraço e até as próximas dicas!



Nenhum comentário:

Postar um comentário