14 de fevereiro de 2012

A IMPORTÂNCIA DO ACOMPANHAMENTO DOS PAIS NA VIDA ESCOLAR DOS FILHOS

Nos dias atuais os pais dos alunos estão com muita dificuldade em acompanhar efetivamente a vida escolar dos seus filhos, deste modo abre-se uma lacuna que pode causar um prejuízo para o desenvolvimento educacional dos discentes, pois estudiosos da área de educação mostram que para uma educação de qualidade os pais tem que participar. Ao longo de minha carreira como educadora, pude observar que geralmente os pais de alunos da Educação Infantil e até mesmo no Ensino Fundamental I acompanham bem de perto o desempenho das crianças, porém, infelizmente quando os filhos ingressam no Ensino Fundamental II eles começam a os observarem bem menos, fato este que geralmente vem acompanhado de decréscimo no desempenho do aluno. Outro ponto que pude observar enquanto pedagoga é que as escolas estão sempre convidando os pais a participar de suas atividades, convocando para reuniões, palestras e para apresentações dos filhos, mas infelizmente o percentual de pais que atendem a esses convites é muito pequeno. Para nós educadores firmar uma parceria família/escola é promessa de um processo educativo que trará resultados reais, pois se os pais não se importam com o que a criança aprende, eles desvalorizam a escola e isso leva a criança a questionar o valor da mesma. Percebemos que mesmo dentro de um cotidiano atarefado pode-se haver uma organização nesta rotina para que os pais possam observar e contribuir com a escolarização dos filhos. Segue abaixo algumas dicas de algumas atitudes que podem favorecer o sucesso escolar dos seus filhos:


  • Se despeça de forma alegre da criança, desejando a ela um bom dia na escola e perguntando-lhe, quando chegar, sobre o que aprendeu ou não conseguiu aprender naquele dia;
  • Acompanhe o cumprimento dos deveres escolares e os cadernos dos filhos, elogiando todos os progressos, por menores que sejam;
  • Incentive o gosto pela leitura;
  • Conheça de perto os professores do seu filho e seja compreensivo e solidário para com eles;
  • Participe das atividades escolares a que for convidado;
  • Organize em casa um lugar para estudo longe de ruídos e principalmente longe da TV;
  • E a dica mais importante de todas: dê exemplos, mostre para seu filho como é importante ler e gostar de estudar e que você admira e valoriza a profissão do professor.
No site TODOS PELA EDUCAÇÃO você encontra mais dicas e atitudes para participar como um verdadeiro educador familiar de seu filho.

Por Mônica Farias

Nenhum comentário:

Postar um comentário